A Lei 12.796 de 04 de abril de 2013 deu nova redação a
diversos incisos e artigos da LDB 9394/96. Um dos artigos que teve maiores
alterações foi o 4º, que versa sobre como o dever do Estado com a educação escolar pública, deve ser
efetivado. Neste, é estabelecido que a educação básica deve ser obrigatória e
gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, bem como a educação infantil oferecida as
crianças de até 05 anos. Ainda sobre o artigo 4º, ele prevê que o atendimento
educacional especializado deve ser estendido aqueles educando com transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades.
Discuta o que pode mudar no cenário educacional a partir
dessas alterações legais.
Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. Do ponto de vista pedagógico, é preciso que a escola esteja preparada para receber essas crianças. Para isso, é necessário investir na contratação e na formação de professores e deixá-los aptos para receber esse contingente de estudantes. Esses mestres devem ir além do universo das letras e dos livros.
ResponderExcluirCom a reformulação da LDB, vejo um grande avanço e isso pode e vai com certeza provocar mudanças significativas no cenário educacional, pois entrando mais cedo na escola estes alunos não terão problemas futuros com a alfabetização na idade certa. Infelizmente entra em vigor, mas temos que de fato esperar até 2016 para ser mesmo obrigatório.
ResponderExcluirEm meio a tantas modificações a Presidente faz um veto que no meu entender é de extrema importância para o crescimento da educação no Brasil:
O que foi vetado?
“§ 7o Os docentes com a formação em nível médio na modalidade normal terão prazo de 6 (seis) anos, contado da posse em cargo docente da rede pública de ensino, para a conclusão de curso de licenciatura de graduação plena.”
Com as mudanças na LDB,Acredito que ocorrerá um grande avanço na educação,Pois as crianças chegando mais cedo à escola serão alfabetizadas mais cedo assim como concluiram o ensimo médio e em seguida ingressaram no mercado de trabalho.Mas é necessário mais investimento na formação dos docentes para se obter êxito.
ResponderExcluirConcordo com você, acredito que as mudanças que ocorreram na LDB, possa transformar o avanço da aprendizagem das crianças desde cedo.
ExcluirDiva Balduino
Essas mudanças feitas na LDB trouxeram com certeza alguns avanços no setor educacional,mas ainda há muito a ser feito pelo referido setor no meu ponto de vista.
ResponderExcluirA mudança não está associada apenas a algumas alterações na lei, mas sim a um conjunto de ações positivas onde deve estar inclusos o poder público a sociedade a familia a todos os profissionais da educação.
ResponderExcluirAs mudanças feitas na LDB, trouxeram muitos avanços na educação, mais ainda há muito a ser feito pois sem a participação da família no processo educacional, os profissionais não realizaram um bom desenvolvimento.
ResponderExcluirAs mudanças são significativas mais ainda não são suficientes para que tenhamos as melhoras necessarias na educação brasileira.
ResponderExcluirSabemos que a educação brasileira já teve muitos avanços porém ainda necessita de um olhar mais amplo para que possamos atingir mais qualidade.
ExcluirDiante do que foi exposto percebe-se que as reformas feitas em alguns artigos da LDB só mudou a redação, pois os problemas na educação continuam crescendo.As crianças estão indo mas cedo para escola e chegando nos anos finais com graves déficits de aprendizagem.Enquanto essas reformas forem elaboradas de cima para baixo e as políticas descontínuas os problemas serão sempre os mesmos e a educação estará cada vez mais em decadência e nós professores continuaremos sendo apontado como culpados
ExcluirAs mudanças são importante mostra um grande avanço na educação,mais ainda não são suficiente para o investimento pedagógico.
ResponderExcluirA nova redação dada a LDB, é significativa para o cenário educacional,mas ainda não é o suficiente,se faz necessçario parcerias.
ResponderExcluirAs mudanças expostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, fundamentado pela Lei de 12.796 de 04/04 de 2013 são pertinentes a uma educação que busca qualidade, gratuidade ao ensino público, principalmente a questão da valorização da educação infantil e uma escola que trabalhe a inclusão social de fato, mas na realidade esse quadro ainda precisa ser resgatado com mais intensidade porque apesar de modificações nas leis as lacunas existem quando se trata do ensino público brasileiro.
ResponderExcluirJoselita Cristovão de Lima em 21/05/2013.
Toda mudança é por busca de mais desenvolvimento e as modificações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 em alguns artigos e incisos, inclusive no artigo 4º, só vieram a contribuir com o avanço no ensino público brasileiro, já que merece mais atenção por partes das autoridades competentes e quando se trata de educação de qualidade deve ser pensado em todas as modalidades de ensino, em especial a Educação Infantil, a Educação Inclusiva e a valorização dos profissionais como os professores entre os demais envolvidos nesse processo.
ResponderExcluirElizabeth Souza da Silva - Assunção, 21/05/2013.
As mudanças na Lei 12.796 de 04 de abril de 2013 vem melhorar o espaço vago deixado de lado por muito tempo pelos pais, se faz necessário essa cobrança diante do apoio " familiar" .È necessário que este acompanhamento pedagogico seja feito por profissionais habilitados e aptos a lidar com essa fase da criança que requer atenção e prioridade nos seus primeiros passos escolar.......
ResponderExcluirAs mudanças ocorridas na Lei 12.796 de 04 de abril de 2013 tem um sentido de melhorar a educação nos anos iniciais e ao mesmo passo mudar algumas nomeclaturas , essas mudanças tem importância relevantes mais não vejo como grandes passos revolucionários para uma educação de um pais sexta economia mundial!
ResponderExcluirAs mudanças expostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ,Lei 9394/96 são visíveis, mais de fato a problemática na educação continua crescendo . Foi positivo o ingresso das crianças mais cedo na Educação Infantil . Precisando de mais incentivo .
ResponderExcluirDamiana Moreira 20/05/2013.
Certa de que a educação é base para uma sociedade evoluir em seus diversos aspectos, as alterações na lei possibilita pensarmos em um futuro próspero na história da educação do Brasil. Contudo,se faz necessário mais investimentos para que realmente aconteça o que está sendo proposto.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma REAL implementação das alterações propostas com a Lei em questão traz avanços no sentido de, por exemplo, prezar pelo ingresso dos alunos mais cedo no espaço escolar, o que acarreta na possibilidade de diminuir a distância entre série e idade; traz a importância da jornada integral, onde o aluno adquire mais conhecimentos por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, o que nos remete ao art. 31, III; dentre outras inovações (Maria Verônica).
ResponderExcluirAs novas mudanças na LDB apresentam fatores importantes para o desenvolvimento da Educação; todavia percebe-se a ausência de outros fatores, os quais são relevante á obtenção de um resultado "real" e satisfatório.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNo meu ponto de vista,as mudanças na LDB só veio contribuir com a educação do nosso país,o que mais me chamou a atenção foi a obrigatoriedade das crianças iniciarem na escola a partir dos 4 anos de idade.
ResponderExcluirDiante das alterações feitas na LDB, entende-se que há preocupação com a educação, achei interessante a obrigatoriedade da inserção das crianças a partir dos 4 anos na escola.
ResponderExcluirCom as alterações feitas na LDB,é visível que o avanço no ensino público brasileiro está tendo uma nova valorização em relação ao ingresso dos educandos mais cedo na escola.Mas e necessário que haja investimentos para que essa melhoria aconteça de fato.
ResponderExcluirEssas mudanças contidas na Lei 12.796 que altera a LDB em vigor traz uma grande novidade no que diz respeito à idade para o ingresso das crianças na escola. Tais mudanças foram feitas com o intuito de melhorar o desempenho na vida escolar e no mercado de trabalho. Mesmo dando um prazo até 2016, para que os municípios se adequem para receber essa nova demanda de alunos, resta-nos saber quais serão os incentivos dados pelo Governo Federal para que isso ocorra. E não apenas colocar cada vez mais cedo as crianças na escola, visto que, isso diminui o seu convívio familiar.
ResponderExcluirAs mudanças ocorridas na Lei 12.796 de 04 de abril de 2013 com certeza foram feitas com objetivos de melhorar a educação, mas sinceramente,acredito que não são essas mudanças na lei que realmente farão mudar o quadro da educação brasileira. Torna-se necessário dar condições para que os estudante tenham acesso a uma educação de qualidade e não de quantidade, pois os alunos estão submetidos a programa que pouco contribuem para o aprendizado. Precisamos sim, de políticas públicas que incentivem o profissional de educação, bem com os alunos a realmente mergulharem em busca de melhorias e não apenas de mudanças relacionadas a nomeclaturas e faixa etária.
ResponderExcluirIvanilza.
ResponderExcluirAs mudanças ocorridas na LDB vai contribuir para melhoria da educação.Mas, para ter progresso é preciso que o poder publico através dos governantes;ás famílias através dos pais ou responsáveis e a sociedade,como um todo, estejam integrados neste processo.
As mudanças ocorridas na LDB, foram feitas com objetivos de melhorias para a educação,mas é preciso que as famílias esteja integrados neste processo para que aconteça resultados satisfatórios.
ResponderExcluirAcredito que essa mudança é muito satisfatória, precisamos de uma escola que possa atender a toda comunidade de forma igualitária.
ResponderExcluirAs mudanças ocorridas na LDB visam uma uma melhoria na qualidade do ensino oferecido, mas acredito que que apenas essas mudanças não são o suficiente para modificar esse quadro da educação brasileira.
ResponderExcluirO ingresso das crianças mais cedo na escola pode explicar na diminuição da disparidade entre série e idade fazendo com que as mesmas tenham a possibilidade de concluir os estudos na idade própria. Ainda com relação as mudanças desencadeadas pela lei, temos a relevância ético racial na pauta escolar, no sentido do desenvolvimento da humanização entre os educandos e o desprezo ao preconceito. Temos também a preocupação com as pessoas com deficiência não só no fato de mudar a nomenclatura (de pessoas com necessidades especiais para pessoas com deficiência) mas de buscar oferecer de fato um atendimento educacional especializado e gratuito para essas crianças. De tudo o que foi idealizado for posto em prática, realmente vejo que haverá avanços.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirA mudança ocorrida na LDB,no que diz respeito ao ingresso das crianças na escola com 4 anos, pode ser interessante, se de fato estas crianças encontrarem na escola todo um suporte necessário para seu desenvolvimento.No que diz respeito a mudança de nomenclatura (de pessoas com necessidades especiais para pessoas com deficiência), o que interessa mesmo é que estas pessoas sejam respeitadas, de forma que suas necessidades sejam atendidas.
ExcluirA mudança de nomenclatura na LDB, para ser bem realista, não vejo em que isso ajudaria a essas pessoas(com necessidades), o que precisaria mesmo era que nós, professores, fôssemos mais preparados para atender melhor a essas pessoas, o que não acontece, esses educandos simplesmente caem nas nossas salas e a gente que adivinhe como ajudá-las. Quanto à idade de ingresso das crianças na escola, acho que deveria ficar a critério dos pais, pois a escola está cada vez mais tirando os filhos do convívio com a família.
ResponderExcluirConcordo plenamente com minhas colegas Márcia e Nalda. Não vejo uma preocupação com a qualidade das ações, vejo interesse em quantidade.
ResponderExcluirA reformulação da LDB teve um grande avanço, pois irá provocar mudanças significativas no âmbito educacional,fazendo com que os educandos conclua os seus estágios na idade própria, mas vale ressaltar que para isso acontecer é preciso também que os pais estejam engajados nesse processo.
ResponderExcluirÉ DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA NÓS PROFESSORES FICARMOS INFORMADOS NAS MUDANÇAS OCORRIDAS NA LDB,COMO O INGRESSO DAS CRIANÇAS NA ESCOLA INFANTIL QUE AGORA É OBRIGATÓRIO E TAMBÉM A NOMENCLATURA USADA PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA.MAS ACHO QUE NESSE CASO O QUE IMPORTA MESMO É O RESPEITO COM ESSAS PESSOAS.BOM SERIA TAMBÉM SE HOUVESSE UMA PREOCUPAÇÃO COM OS PROFESSORES ,COM A QUALIDADE DO ENSINO E SUPORTE PARA QUEM ESTÁ ALI 4 HORAS DIÁRIAS BUSCANDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DESENVOLVENDO A CIDADANIA.
ResponderExcluirDiante das mudanças ocorridas na LDB, é sempre bom estarmos informados pois este é o documento o qual esta contido todas as informações importantes para o educador saber sobre sua profissão.
ResponderExcluirPerante isto venho reafirmar e endossar a colocação da amiga Márcia no que diz respeito a mudança em relação as crianças “especiais”, ou seja com transtornos globais a qual foi pertinente e verdadeira, estamos a mercê da sorte, tendo que inserir este aluno nas salas sem recursos didáticos nem tão pouco estrutura psicológicas para um melhor atendimento.
Diante das alterações feitas na LDB, acredito que realmente haverá um avanço significativo na educação, principalmente nos anos iniciais. Mas vale ressaltar que os pais precisam está comprometidos com a aprendizagem dos filhos, pois, apesar de ser obrigatória, mesmo a criança tendo frequência inferior de 60% não pode ser retida, ou seja, não basta matricular, tem que frequentar as aulas.
ResponderExcluirCom a nova mudança da LDB, percebo que é de grande importância ficarmos informados das mudanças ocorridas. Mas não basta apenas alterações nessas novas leis, é necessário que os governantes se preocupem com um ensino de qualidade e não de quantidade.
ResponderExcluirAs alterações promovidas na LBD exige das escolas uma atenção especial. A nova Lei pode até objetivar uma ação a mais no sentido de garantir que o aluno receba mais atenção em seu processo de formação e integração. Mas é necessário que seja aos educandos um ensino de qualidade e não de quantidade; precisamos de políticas públicas que incentivem os educadores a ampliarem seu leque de conhecimentos para que possam auxiliar na sua prática pedagógica.
ResponderExcluirA LDB, com a reformulação através da Lei 12.796 busca um melhoramento na educação principalmente nos anos iniciais, onde os educandos irão começar a frequentar as instituições de ensino com quatro anos, onde os mesmos não terão problemas com o crescimento educacional. Levando os mesmos a não sofrerem problemas futuros no contexto educacional.
ResponderExcluirAs mudanças ocorridas em alguns artigos da LDB com a Lei 12.796 provocam mudanças significativas no contexto escolar,haja vista que a escola tem que esta preparada para receber uma clientela cada vez mais nova, onde a mesma terá a finalidade de desenvolver os aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social da criança complementando a ação da família e da comunidade.
ResponderExcluirDiante das alterações feita pela LDB que considera de grande relevância, se faz necessário que busquemos nos capacitar diariamente para que possamos lidar com as mudanças de modo que as mesmas venham contibuir no processo de ensino aprendizagem.
ResponderExcluirA reformulação através da LDB trará avanços na educação, pois com essa oportunidade as crianças serão alfabetizadas mais cedo melhorando o desempenho escolar e consequentemente aumentando as chances de ter uma vida de qualidade e de grandes oportunidades.
ResponderExcluirAs mudanças expostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, fundamentado pela Lei de 12.796 de 04/04 de 2013 , espero que venha para engrandecer a educação, espero que o governo também de condições a escola, professores e funcionários, para desempenha um bom papel para o ingresso dessas crianças no mundo da escola. . .
ResponderExcluirPodemos dizer que a educação e um dos setores mais importante para o desenvolvimento de um todo. Porém através destes conhecimentos que temos uma educação de boa qualidade
ResponderExcluirTais mudanças foram feitas com o intuito de melhorias na Educação, sempre primando pelo direito universal à educação de todos, que precisa ser vista como uma condição à preparação do educando não só para o mercado de trabalho, mas para sua vivência dentro da sociedade, e que, no entanto cabe a nós Educadores procurarmos meios para que as Leis de Diretrizes e Bases saiam do papel, trazendo para nossa sociedade uma educação digna, onde as nossas crianças e jovens possam ter e nos dar um futuro digno.
ResponderExcluirAcredito ser um avanço na garantia do direito á educação ,tornar obrigatória, a entrada da criança aos 4 anos de idade na escola,pois, receberá cuidados e educação sistematizada que fará muito bem ao seu desenvolvimento cognitivo ,promovendo a alfabetização mais cedo e no tempo certo ,como determina a política do MEC
ResponderExcluirAs mudanças na LDB certamente vai fazer a educação brasileira avançar;Só precisamos aguardar,já que, as mudanças educacionais ocorrem mas os resultados são percebidos apenas, a longo prazo.
ResponderExcluirA reformulação através da LDB trará avanços na educação principalmente na garantia do direito á educação ,tornar obrigatória, a entrada da criança aos 4 anos de idade na escola,pois, receberá cuidados e educação sistematizada .
ResponderExcluir