Páginas
Professores e professoras, este BLOG, tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada ( PRO AÇÃO ), promovendo assim, através do seu acesso, uma socialização de aprendizagem e troca de conhecimentos, bem como uma comunicação efetiva entre todos os profissionais da educação, do município de Assunção- PB.
Esperamos que o debate construído nesse espaço, possa contribuir para a construção de politicas e praticas educativas, tendo como aspecto central a aprendizagem com qualidade social.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É de extrema importância adquirirmos mais e mais conhecimentos no tocante ao nosso estado e também ao nosso governo, pois desta forma teremos mais autonomia para reivindicar não somente melhores salários, mas também melhores condições de trabalho, e consequentemente melhor desempenho de nossos alunos.
ResponderExcluirIdentificar as políticas e ações de governo, representa conhecer melhor o papel do Estado e as disputas pelo poder no seu interior e para além dele. Ao conhecer o Estado, é possível compreender nossos direitos, a sociedade e os dilemas que travamos cotidianamente por aquilo que acreditamos ser melhor para todos.
ResponderExcluirCleidimar Araújo
Todo e qualquer profissional da Educação, deve buscar conhecer as Políticas Públicas e ações do Governo e do Estado, só assim conhecerá não só seus deveres, mas também, seus direitos e estará apto a reivindicar melhores condições de trabalho.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSegundo Celso Teixeira, as políticas públicas traduzem, no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais. Como o poder é uma relação social que envolvem vários atores com projetos e interesses diferenciados e até contraditórios, há necessidade de mediações sociais e institucionais, para que se possa obter um mínimo de consenso e, assim, as políticas públicas possam ser legitimadas e obter eficácia. Portanto é necessária a presença cada vez mais ativa da sociedade civil nas questões de interesse geral, pois se trata de recursos públicos que se realizam num campo extremamente contraditório onde se entrecruzam interesses e visões de mundo conflitantes onde os limites entre público e privado são de difícil demarcação. Daí a necessidade do debate público, da transparência, da sua elaboração em espaços públicos e não nos gabinetes governamentais, ressaltando a importância da Gestão Democrática na elaboração de projetos e ações do Estado e do Governo.
ResponderExcluirSe faz necessário que o educador busque conhecer melhor o que vem sendo planejado e implementado no que concerne às ações e Políticas educacionais para apreendermos o contexto e desenvolvimento da política na qual estamos inseridos na qualidade de educadores, de modo a termos mais clareza e atuarmos com mais autonomia (Maria Dalva).
ResponderExcluirTer uma visão mais abrangente sobre as políticas e ações realizadas pelo Governo e Estado na área da Educação implica em não ficar alheio aos avanços e retrocessos que porventura venham a ocorrer nesta área. Significa estar à par dos acontecimentos, de modo a poder cobrar do poder público o que ainda não foi alcançado.
ResponderExcluirFaz-se necessário que todos os servidores tenham conhecimentos das Políticas Públicas e Ações do Estado, para poderem reenvindicar seus direitos e cumprir seus deveres.
ResponderExcluirÉ muito importante que nós educadores tenhamos conhecimento das políticas educacionais e de tudo que envolve a nossa área pois só assim estaremos preparados para reivindicar, concordar ou não e lutar por melhorias.
ResponderExcluirÉ necessário conhecermos as ações do estado e as políticas públicas educacionais que direcionam a nossa educação. E além de conhecer é preciso uma visão mais ampla e crítica para que assim estejamos preparados para discutirmos e buscarmos melhorias com responsabilidade e munidos do conhecimento.
ResponderExcluirÉ de extrema importância conhecermos as ações do governo e do estado para que possamos conhecer melhor nossos direitos e deveres para atuarmos com mais autonomia e para podermos reivindicar nossos direitos.
ResponderExcluirÉ muito importante que nós educadores tenhamos conhecimento sobre o papel do Governo e do Estado na área da educação. Estando atento aos acontecimentos, conhecendo seus direitos e deveres só assim poderemos reivindicar melhorias.
ResponderExcluirO cidadão representa para a sociedade peça importante nas mutações políticas ,econômicas e sociais. Visto por este âmbito, é necessário identificar as políticas e ações do governo,para que desta maneira possamos buscar com segurança a ação de nossos direitos existente na sociedade.
ExcluirNo mundo globalizado em que vivemos, é imprescindível que nós educadores e formadores de cidadãos críticos e conscientes, busquemos a cada dia nos inteirarmos, ou seja, ampliar nossos conhecimentos à cerca das ações que envolvem não só o Estado, como também as ações governamentais. Para que possamos ser conhecedores das politicas publicas que são criadas pelo governo, e das Leis e normas que tem em vigor no nosso País, Estado e Município no tocante a educação.
ResponderExcluirO cidadão representa para a sociedade peça importante nas mutações políticas, ecônomicas e sociais.Visto por este âmbito, é necessário identificar as políticas e ações de governo, para que desta forma possamos buscar com segurança a ação de nossos direitos existentes na sociedade.
ResponderExcluirSermos conhecedores das políticas que regem nosso pais bem como a educação é de extrema importância, pois só podemos cobrar quando somos conscientes do que estamos reivindicando é preciso sabermos o que acontece como gerenciamento do dinheiro público, cabendo a nós cidadãos fazermos esta fiscalização seja no âmbito escolar ou qualquer repartição que gerencie recursos públicos principalmente nós educadores. Sendo assim ajudaremos na fiscalização dos recursos financeiros da escola e estaremos exercendo a democracia e cobrando da escola uma gestão democrática.
ResponderExcluirA socialização do debate foi de extrema importância,pois foi feita uma análise e avaliação das políticas públicas e ações do governo e do Estado,deixando claro as diferentes visões na compreensão e avaliações das mesma implantadas por um governo;desta forma apreendemos o contexto no qual estamos inseridos nassos direitos e deveres,logo poderemos revindicar melhores condições de trabalho e de vida;sabendo que temos responsabilidades com as mesma .cobrando do poder público uma gestão democrata
ExcluirSabemos que é dever dos governantes planejar e executar políticas públicas, visando à orientação e garantia dos direitos de todos os cidadãos. Portanto, precisamos ser conhecedores destas políticas, principalmente, na nossa área (Educação) para podermos reivindicar melhorias com responsabilidade, garantindo os nossos direitos e arcar com nossos deveres sem desacatar o direito do outro.
ResponderExcluirDevemos tomar conhecimento das Politicas Publicas,bem como das Leis e suas reformulações, por inúmeras razões:Como pessoa para defender com exatidão nossos direitos e deveres,também para ter uma visão ampla das ações governamentais de forma que possamos interagir como cidadão critico e consciente na sociedade: colaborando. investigando,solicitando,opinando,fiscalizando ,
ResponderExcluirdenunciando...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ importante a gente compreender que a educação é inseparável da política. Como dizia Paulo Freire, ‘’A educação é um ato político.’’ É evidente que estamos nos reportando a políticas públicas ou educacionais e não de partidarismo, porém são os políticos junto aos órgãos municipais, estaduais e federais que elaboram as políticas públicas, das quais estruturam a educação do País, certamente sob pressão da sociedade civil organizada, com vistas que ‘’a educação é uma prática política de construção e transmissão dos conhecimentos e costumes de uma população, localizada num território, gerida pelo Estado’’ como discutem Brennand e Rossi (2009).
ResponderExcluirJoselita Cristovão.
Não resta dúvidas que é importante sermos conhecedores das políticas públicas e das ações do governo, desta forma teremos autonomia para reivindicar melhores salários e condições de trabalho. Sem estarmos inteirados das mudanças nas leis educacionais, entre outras, não saberemos os avanços nem mesmo as mudanças, nos diversos setores do país. só assim saberemos reivindicar.
ResponderExcluirPolítica pública está associada a um conjunto de ações articuladas com recursos financeiros e humanos, integrados por planejamento, legislações e mecanismos de acompanhamentos e avaliações dos resultados.Por isso que as políticas públicas são mediações entre o Estado e a sociedade civil, no entanto a educação é beneficiada de modo que trabalhe um modelo de educação voltado para a cidadania com projetos de natureza ético-politica, com ênfase na efetivação dessas políticas, as quais promova a garantia de um processo ensino/aprendizagem de qualidade e de sobrevivência na luta pelos direitos como saúde, educação, moradia, trabalho e lazer.
ResponderExcluirProfessora – Beth Souza
As políticas públicas gerada pelo funcionamento do Estado precisam junto à sociedade civil organizada buscar meios para que a participação das pessoas de forma democrática sejam efetivadas, principalmente no contexto da educação por um processo de ensino/aprendizagem competente, apoiado por ações e projetos que melhore a educação para todos, como direito humano, inclusive que a universalização dos direitos dos cidadãos sejam conquistados.
ResponderExcluirProfessora – Damiana Moreira.
De acordo com Celso Teixeira as políticas públicas representam um processo de elaboração e implantação para com um todo.É necessário a busca por parte do educador o conhecimento das políticas públicas educacionais e ao adquirir estes conhecimentos prévios será validado ao seu dia a dia as práticas pedagógicas fazendo valer seus direitos e deveres perante o Estado e o Governo.
ResponderExcluirSegundo Paulo Freire as políticas educacional são necessárias para o andamento do profissional na área de educação, as leis devem ser seguidos de acordo com os conhecimentos prévios adquiridos por parte deste profissional e assim o mesmo será capaz de desenvolver práticas pedagógicas norteados que venham assegurar uma educação de qualidade para uma sociedade justa.
ResponderExcluirDiante da socialização feita acerca dos temas de Estado e Politicas Educacionais. Entende-se que é necessário a busca de conhecimento quanto as ações do governo. Desta forma poderemos reivindicar e opinar com responsabilidade. Lembrando dos nossos deveres mas sem esquecer nossos direitos. Segundo Celso Teixeira as políticas públicas representam um processo de elaboração e implantação para com um todo.Portanto precisamos ser conhecedores destas políticas.
ResponderExcluirProfessora-Glicia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs políticas públicas traduzem no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição de poder do conflito social nos processos de decisão de benefícios sociais. Portanto é necessária a presença ativa da sociedade nas questões de interesse geral, pois se trata de recursos públicos . Daí a necessidade do debate público, da transparência na elaboração de projetos e ações do Estado e do Governo.
ResponderExcluirÉ importante que todo cidadão tenha conhecimento das ações do governo, pois todo ser humano é um ser político e deve estar a par do que ocorre no país, estado e município é nosso direito e dever enquanto cidadão. Como educador não podemos nos deter apenas em nosso currículo mais ampliar os nossos conhecimentos para que assim possamos transmitir aos nossos estudantes um saber que os levem a se tornar críticos e conscientes do seu papel enquanto cidadão.
ResponderExcluirTodo cidadão tem que ter conhecimento das ações dos governantes, a exemplo das politicas públicas. pois os cidadãos é quem escolhem seus representantes através do voto, já que temos um regime politico representativo ou indireto, apesar de que a democracia e a cidadania ainda não atingiram os objetivos esperados.
ResponderExcluirNo caso as politicas públicas são respostas para uma educação de qualidade e um processo ensino aprendizagem competente.
É muito importante ampliar o nosso olhar sobre as políticas e ações do governo, pois como cidadãos e educadores, precisamos conhecer para poder intervir - seja através do discurso, de ações pontuais, de manifestações – nas políticas públicas, que geralmente são revestidas de teorias e benefícios, que na prática não se concretizam.
ResponderExcluirÉ de grande importância para nós enquanto educadores conhecermos as políticas educacionais, pois só assim iremos adquirir mais conhecimentos e teremos mais segurança para lutarmos em defesa de melhorias no nosso meio. É através da políticas públicas que educação poderá caminhar de forma segura e objetiva.
ResponderExcluirDevemos sim ampliarmos nossa visão sobre as politicas e ações do Estado e do Governo, pois só assim podemos cobrar nossos direitos e cumprir nossos deveres. Podendo combrarmos com exatidão o que nos é repassado através do Estado e do Governo. Podendo a partir daí se fazer cidadãos capazes de lutarmos por melhorias principalmente no nosso maior tocante que é a EDUCAÇÃO.
ResponderExcluirMaria Auxiliadora
ResponderExcluirÉ importante e também necessário que a sociedade busque conhecer as políticas públicas para saber o que é direito e dever do cidadão. E nós como educadores deveríamos estar à par das politicas e ações do Estado e Governo para que se busque com segurança os direitos, buscando também alcançar metas que beneficie a todos.
NOS VIVEMOS NUM MUNDO GLOBALIZADO, ONDE NÃO PODEMOS, FICAR DE FORA DIANTE DAS AÇÕES POLÍTICAS DOS NOSSOS GOVERNANTES , SOMOS FORMADORES DE PESSOAS CAPAZES DE REIVINDICAR PELOS SEUS DIREITOS.
ResponderExcluirDIVA BALDUINO
Todo cidadão tem a necessidade de ter conhecimento das ações políticas dos governantes
ResponderExcluirpara poder cobrar e reivindicar pelos seus direitos,
reconhecendo seus deveres, fazendo uma troca de democracia pra uma ação globalizada.
DENILVA BALDUINO
É de suma importância conhecermos e entendermos como funcionam as políticas públicas.Percebemos que a educação não precisa de consertos mas de passar por uma revolução.
ResponderExcluirA crise da educação não se deve apenas a desvalorização do professor, mas também a falência do processo de aprendizagem e do sistema educacional que é obsessivo e compulsivo.
O caos da humanidade é visível,sendo ele o reflexo do desprezo que a sociedade moderna tem pela educação. Nos discursos políticos a educação esta em primeiro lugar,mas na ação concreta esta em último dos últimos.
Ivanilza.
ResponderExcluirTodo ser humano tem a necessidade de conhecer as políticas públicas,para assim poder esta apto as mudanças,aos avanços e também entender como elas funcionam.E que realmente se façam cumpri-las não fiquem apenas no papel mas possa surtir efeito favorável para a sociedade.
È de suma importância conhecer-mos as ações e políticas publícas por parte do governo, especialmente,no que se refere as políticas educacionais,pois entendendo como as mesmas funcionam podemos argumentar-mos e fazer valer nossos direitos como cidadãos atuantes da sociedade.
ResponderExcluirÉ importante termos conhecimentos das ações do estado e as políticas públicas educacionais para que desta forma possamos cumprirmos com nossos deveres ,lutarmos pelos nossos direitos e melhores condições de trabalho.
ResponderExcluirPara todo profissional da educação é de extrema importância entender os processos das ações e políticas de estados, só assim poderemos reivindicar nossos direitos e cumprir nossos deveres.
ResponderExcluirSantana
Todo cidadão deve ser conhecedor das políticas públicas,principalmente os profissionais da educação por serem formadores de opiniões,devem sempre estarem em busca de conhecer mais e mais as políticas públicas,como também as ações do governo e do estado,podendo assim incentivarem os demais a reivindicarem por seus direitos e melhores condições no setor trabalhista.
ResponderExcluirÉ preciso sermos conhecedores das políticas que regem nosso país para podermos discutir com responsabilidade os direitos da sociedade para possamos reivindicar nossos direitos e melhores condições de trabalho.
ResponderExcluirTodos os professores deveriam ter total conhecimento de todas as políticas publicas desenvolvida pelo estado, assim nos professores teriam mais condições de interagir junto com a sociedade em defesa dos direitos da população
ResponderExcluirAcretito que as políticas públicas são formas de exercício do poder público, no entanto, há a necessidade de conhecimento das leis e suas reformulações, como pessoa e profisional, para que possa seguir suas atividades, baseado numa educação de qualidade e justa. Informado e consciente, pode-se reinvindicar o gerenciamento dos recursos públicos, e assim exercer e democracia.
ExcluirÉ preciso que todos os cidadãos tenham conhecimento sobre as políticas públicas do governo, diante destes conhecimentos podemos ver nossos direitos e deveres diante da sociedade.
ResponderExcluirApesar de não poder ter socializado com vocês sobre acerca desse tema, eu penso que todo profissional deve conhecer as Políticas Públicas, ações do governo e do Estado, assim estará conhecendo não só os seus deveres, mas os seus direitos também, reivindicando melhorias.
ResponderExcluirOs royaltes do petróleo que terão 75% destinados á educação nos estados e municípios brasileiros, certamente serão de grande importância para o crescimento do nível da educação no âmbito geral , entretanto, deverá ser estudado e repensado como esse recurso será aplicado.A valorização do professor é de extrema necessidade, porém sabemos que existem vários outros aspectos que também devem ser considerados para que haja realmente uma melhoria real e significativa.
ResponderExcluirAlém da questão financeira sabemos que fatores existenciais na política educacional trava e impede bons resultados na qualidade da educação que é oferecida.
Os recursos se forem bem distribuídos em pontos estratégicos, em ações que venham favorecer o conhecimento e aprendizagem dos alunos, levando em consideração a realidade do meio em que vive a clientela alvo surtirá á médio e longo prazo bons resultados, do contrário, será apenas mais dinheiro para aumentar a conta bancária dos responsáveis por gerir esses recursos.
Não basta o dinheiro, é importante saber como usá-lo.
Certamente estes recursos,contribuirão para avanços significativos na educação dos nossos brasileirinhos;Mas para que isso aconteça , faze-se necessário um bom planejamento bem como, profissionais qualificados , comprometidos e engajados na busca de uma educação publica realmente de qualidade
ResponderExcluir