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Professores e professoras, este BLOG, tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada ( PRO AÇÃO ), promovendo assim, através do seu acesso, uma socialização de aprendizagem e troca de conhecimentos, bem como uma comunicação efetiva entre todos os profissionais da educação, do município de Assunção- PB.

Esperamos que o debate construído nesse espaço, possa contribuir para a construção de politicas e praticas educativas, tendo como aspecto central a aprendizagem com qualidade social.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Atividade EAD Fórum :Socializando a problemática

Considerando a situação problema apresentada em sala, bem como pensando nos vários atores sociais envolvidos na situação, como pais, professores, etc.; comente as implicações da realidade apresentada.

34 comentários:

  1. Esses tão comentados 75% dos royaltes poderão ser um grande avanço para a educação ou não, depende de como o grupo político vai destinar esse dinheiro. Creio que não é apenas dinheiro que produz bom profissional, se assim fosse não teríamos tantos políticos incompetentes,desonestos...Desejo que nossos salários melhorem, mas que o pedagógico e o humano também seja reabilitado, respeitado e olhado como a verdadeira ferramenta para construir uma sociedade melhor e mais saudável.

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    1. Sempre fico encantada com discursos relacionados a democracia e a cidadania, sobretudo quando estão relacionados a educação. Mas ao longo da minha trajetória profissional, vejo que os ideais de uma educação de qualidade estão cada vez mais distantes da nossa realidade devido as desigualdades dentro do próprio sistema educacional. Ainda existe muito a ser repensado por parte de todos os agentes envolvidos no processo educacional.Como toda mudança é lenta, quem sabe daqui alguns séculos poderemos chegar a um denominador comum?

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  2. A partir da situação exposta ligada ao campo da educação é observado que mesmo os autores envolvidos como família, sociedade, especialmente os professores é importante uma compreensão de que todos têm compromisso de lutarem por uma educação de qualidade, com docentes bem remunerados e valorizados, no entanto seria mais viável se o professor, enquanto mediador do conhecimento e indivíduo consciente sobre o seu papel no aspecto educativo e social buscasse repassar explicações plausíveis aos participantes da comunidade escolar, junto aos familiares e sociedade sobre os acontecimentos escolares, procurando dialogar com os mesmos como forma de criarem alternativas para a resolução do problema.

    Postado pelo Professor Joilson em 30/09/2013



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    1. A problemática exposta, bem como a participação da sociedade e da família é relevante para reforçar a causa do trabalho e valorização da identidade do professor, mas seria mais interessante que os docentes procurassem meios de informar a todos sobre as leis do FUNDEB que trata da carreira profissional dos mesmos, desde os seus direitos e deveres até o direito de greve. Em seguida a equipe unida a partir das opiniões levantadas veria qual o caminho mais correto para parar as aulas, sem prejudicar o processo ensino-aprendizagem.

      Postado por Beth Souza em 30/09/2013

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  3. Para que a educação seja de qualidade com professores reconhecidos pelo papel que exercem é necessário o apoio da sociedade e da família, no entanto é preciso que a escola junto a todos, principalmente dos discentes e docentes unam-se por essa causa porque se as leis estão mostrando que valorizam o trabalho de ensinar do professor, a maneira mais eficaz é a luta por direitos, é a luta por reconhecimento de identidade profissional, é a luta por salário justo.É ainda refletir sobre o papel que os professores representam na questão do cuidar/educar pessoas, os quais são estes que visam transformar o mundo com suas atitudes positivas e nada mais importante do que partir do princípio de que as leis elaboradas pelo FUNDEB ou outro órgão preocupado com esse tema estão procurando resgatar mesmo de forma lenta o trabalho que esse profissional exerce e que a educação é o caminho para resolver problemas sociais emergentes.Então o mais certo é continuar as reivindicações.

    Postado por Damiana Moreira em 30/09/2013

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  4. A situação exposta é muito importante para a gente perceber que a integração família e sociedade na comunidade escolar é necessário para o bom funcionamento da instituição e desenvolvimento intelectual dos alunos só que é mais uma deflexão para que todos que fazem parte desse processo educativo observem que o professor precisa lutar por seus direitos humanos e profissionais e que não devem ficar a margem dos impactos econômicos e sociais com o avanço tecnológico ou égide do capitalismo porque os movimentos reivindicatórios estão nas ruas por aumento de salário, condições dignas de trabalho e reconhecimento profissional já que esse conjunto de direitos constitui o elemento social da cidadania, fatores essenciais para a obtenção de uma educação de qualidade com responsabilidade social e indivíduos mais críticos e reflexivos.

    Postado pela professora Joselita Cristovão em 30/09/2013

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  5. Diante do que foi exposto, acredito que o professor tem a obrigação de reivindicar o que lhe é de direito. Somos formadores de opinião e se aceitarmos tudo que nos é imposto como poderemos formar cidadãos críticos e conscientes . Se existe uma lei e ela não está sendo respeitada, os profissionais que se sentirem lesados tem que lutar, mesmo que para isso tenham que parar. Se os pais desejam uma educação de qualidade, apoiarão,e juntos lutarão para a valorização do profissional da educação.

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  6. Na medida em que os docentes são chamados para um movimento reivindicatório e se negam a participar por diversas razões, percebemos que ainda falta muito para nos constituir em uma categoria profissional capaz de ensinar.No processo educativo muitas vezes se educa com exemplo;então , se o professor não mostra ao aluno que é importante lutar, reivindicar direitos, como trabalhar, fica difícil depois dizer isso em sala de aula, constitui-se em um discurso vazio.Neste sentido se faz necessário a interação, o apoio da família,sociedade e comunidade escolar na luta pelo reconhecimento e valorização profissional.
    Cleidimar Araújo

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  7. Na minha concepção devemos reivindicar nossos direitos sim, mas não devemos esquecer que a escola não é formada apenas por docentes, que lutam por melhores condições de trabalho, por melhores salários, enfim além do importante papel desenvolvido pelos docentes a escola também é formada principalmente pelos alunos e seus respectivos pais.
    Dessa maneira no caso de um movimento em luta pelos seus direitos, eu penso que deveria haver uma parceria entre docentes envolvidos juntamente com os pais do alunado, pois assim o movimento ganharia uma proporção maior e consequentemente receberia resultados mais rápidos e eficazes.
    Evilânia André.

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  8. A situação apresentada chama atenção para a importância da família e da sociedade no contexto escolar, tendo em vista que a educação com a integração desses sujeitos mais a participação dos alunos, professores e todos que fazem parte da comunidade educacional só vem reforçar a ideia de que a união faz a força. Por isso que os movimentos reivindicatórios em favor da greve dos educadores são fundamentais para que sejam melhoradas as condições de trabalho, mais remuneração, reconhecimento da identidade e valorização profissional, mas é necessário que os docentes mantenham todos esses participantes informados sobre os seus direitos e o cumprimento dos deveres como mostra a lei do FUNDEB entre outras que trata da carreira do magistério.
    Postado por Glícia Cristina em 01/10/2013

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  9. Para reivindicar nossos direitos deveríamos entrar em consenso com os pais e a sociedade, pois os maiores prejudicados são os alunos. Mesmo os professores tendo direito de reivindicar melhores salários é necessários que a comunidade tome conhecimento do problema para que possa nos apoiar nesse movimento.

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  10. Lutar por nossos direitos é uma ação de manifestação positiva,no entanto só quem compreenderá na sua real dimensão as nossas pequenas atitudes são as pessoas que passarem a fazer parte da mesma categoria. Se pretendemos alcançar uma condição de vida mellhor ,a receita é "UNIÃO".

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  11. Analisando a situação que foi exposta, podemos perceber que essa é uma realidade presente em vários locais do nosso país. Na maioria das vezes, os recursos que são destinados à educação deixam de ser aplicados na valorização do profissional da educação para cobrirem outras despesas, juntando a isso a falta de informação que atinge um bom número de profissionais a cerca dos nossos direitos. Enquanto aos setores envolvidos no contexto da situação, cabe aos profissionais da educação uma tarefa muito difícil que é a de conseguir unir sua classe para que juntos possam sensibilizar a sociedade e os pais sobre essa causa, mostrando-lhes que é necessário para que seu filho tenha uma boa educação à união nessas reivindicações.

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  12. A situação exposta e o debate em grupo foi de grande importância, É notório que essa não é uma realidade local e sim de nível nacional. Sabemos que nunca teremos uma opinião comum entre sociedade, família e profissionais da educação mas que a classe de docentes deve se unir e lutar por melhorias. Na minha opinião enquanto estes não deixarem de lado o individualismo de nada adianta.

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  13. Precisamos reivindicar sim, mas não só por melhores salários. Também devemos reivindicar melhores condições de trabalho, pois não há investimentos suficientes na educação do país. Dados da revista Exame mostram que 3,8 milhões de crianças estão fora da escola, somente 63% das que moram na zona rural têm acesso ao colégio, 31% dos adultos não entendem o que lêem, 10% da população brasileira são analfabetos e, destes, 70% são negros. Portanto, precisamos reivindicar mais investimentos na área da educação e colocarmos o ensino como prioridade da agenda política brasileira

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  14. Tanto o corpo docente como discente, fazem parte dessa problemática exporta por melhores salários e condições de trabalho. logo o processo educacional de qualidade tem a figura do professor atrelada a ela,pois é esse profissional que educa,sua mobilização por um salário digno é também a busca por sua identidade profissional,no resgate da sua auto estima como também seus direitos e deveres,logo é preciso que a sociedade pais e escola compreenda sua luta e lute juntos dessa forma a mobilização dessa categoria teria eficaz.No texto debatido no encontro uma frase"colegas devemos nos unir e continuar a luta" mostra que a classe precisa uni-se para lutar por seus direitos sem esquecer que teremos que cumprir 200 dias letivos .

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  15. Fazendo uma reflexão sobre a problemática apresentada, podemos perceber que a situação apresentada não é comum na nossa realidade, mas sim em nível nacional podemos nos deparar com casos assim. Agora cabe aos professores reivindicarem seus direitos, mas antes disso é preciso que busquem junto à sociedade civil organizada e aos pais dos alunos apoio para esse luta, uma vez que, não se está apenas lutando por melhorias salarias mais sim pela correta aplicação dos recursos em todo o âmbito educacional. Para que com a devida aplicação desses recursos não só serão beneficiados os professores, mais principalmente os alunos.

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  16. Bom vivemos em um país considerado de democrático , mais ao mesmo passos tentar lutar hoje no Brasil por direitos mesmo eles sendo assegurados por lei ainda é muito difícil , s~´ao visões muito diferentes a sociedade nos ver hoje profissionais da educação como ser que (ganha) dinheiro para cuidar dos seus filhos quando na verdade recebemos para educar .Gestores nos trata como meros coadjuvante de sua administração ,no mesmo passo que todos os eventos de proporções populacionais a educação é carro chefe , diante de todas essas realidade ,não poder lutar por melhores condições de trabalho , salário digno ,hoje é falta de compromisso do profissional com sua categoria , gestores passaram ,pessoas passaram,mais a nossa velhice chagará e vamos pensar tarde demais porque não contribuímos para um vida digna!

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  17. Mesmo com tantos esclarecimentos sobre os direitos dos professores , ainda encontramos algumas resistências por parte de alguns profissionais para mobilização,e isto faz com que os políticos e seus seguidores utilizem-se dessa fragilidade para ameaças de faltas. descontos em salários e outras retaliações. Não estamos mais na época da ditadura militar , em que tudo era afronte.As mobilizações se fazem necessárias para fortalecer nossa categoria e implantar-mos constante vigilância em todas as reivindicações de direitos e mostrar aos políticos que eles são apenas manipuladores e aproveitadores de um mandato. Um dia saem do poder que julgam eterno. O compromisso de educar ficará sempre a cargo de novas gerações de professores lutadores, consciente de seu papel para a formação e consolidação de uma sociedade mais igualitária !

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  18. Com base no que foi exposto,devemos reenvindicar pelos nossos direitos,se somos formadores de cidadãos. Mas ainda somos uma classe que precisa de união,profissional,familiar e escolar.Quando isso acontecer teremos melhores salários e boas condições de trabalho.

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  19. Acredito que a luta é pela melhoria da categoria dos professores, mas se nos posicionarmos enquanto pais de alunos lutamos para que não tenha greve, nem paralisação para que os mesmo não sejam prejudicados. E enquanto cidadão devemos sim ir as ruas e lutar juntos com os professores pelos seus direitos, pela sua causa. o que falta no Brasil é a valorização dos professores enquanto profissionais da Educação, temos que valorizar mais a categoria, os governos tem que colocar em primeiro plano a educação e o profissional da educação. Pois o direito a uma melhor remuneração está presente na lei do FUNDEB e colocar o ensino como prioridade da agenda politica brasileira.

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  20. No meu ponto de vista para termos uma educação de qualidade com professores reconhecidos pelo papel é necessário o apoio da sociedade e da família e é preciso a união de todos por essa causa porque se as leis estão mostrando que valorizam o trabalho de ensinar do professor, a maneira mais eficaz é a luta por direitos, é a luta por reconhecimento de identidade profissional, é a luta por salário justo. O professor tem a obrigação de reivindicar o que lhe é de direito. Somos formadores de opinião e não podemos aceitar o que nos é imposto e sim lutarmos todos da classe educação pra fazer valer nossos direitos .Isso só ajuda no processo EDUCAÇÃO.

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  21. Diante do que foi debatido ,acredito que nós professores,temos que realmente reivindicar por melhores salários e melhores condições de trabalho.E tendo a ajuda,o apoio de sociedade e da família,todos fiscalizando o emprego correto do dinheiro público,com certeza teríamos uma educação de qualidade.

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  22. A problemática apresentada nos diz que é necessário que lutemos pelos nossos direitos, tendo em vista que se atenda a todas as esferas: sociedade, famílias e alunos no contexto escolar,melhoria salarial, condições digna de trabalho para que juntos possamos formar cidadãos críticos e consciente no seu papel sócio educativo.

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  23. Ivanilza.
    Diante dos problemas exposto é necessário nos unirmos para lutar pelos nossos direitos,fazendo jus, ao nosso trabalho para que possamos construir uma sociedade justa e igualitária com condições dignas de vida nos âmbitos; escolar, familiar e social e que possamos também no futuro, compartilhar e lutar pelos nossos idéais de forma consciente.

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  24. A problemática exposta é bem interessante, contudo as atitudes de envolvimento escola, família e sociedade em prol de melhoria salarial , principalmente,se distanciam da nossa realidade, pois vivenciamos situações em que o professor nem se quer pode se afastar do seu trabalho por motivos de doença, pois muitas vezes pais saem reclamando porque o professor ausentou-se da escola por um dia, esses nem se quer procuram saber o motivo de sua ausência, quanto mais quando o professor para suas atividades reivindicando um salário melhor, isso deixa muitos indignados pois, acreditam que nós educadores ganhamos muito bem. Mas em alguns estados do Brasil, esse quadro é diferente, já temos a participação da sociedade em geral nas manifestações da classe.

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  25. Temos que realmente reivindicar por melhores salários e melhores condições de trabalho, para termos uma educação de qualidade com professores reconhecidos, sendo necessário o apoio da sociedade e da família, bem como, a união de todos por essa causa. Porque se as leis estão mostrando que valorizam o trabalho de ensinar do professor, para que a mesma seja colocada em prática, a maneira mais eficaz é a luta por direitos. De forma consciente e passiva, sem vandalismo fazendo com que sejamos mal interpretados.

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  26. Sabemos que as leis são muitas e nem todas são postas em prática de maneira correta, no entanto a busca por o conhecimento das leis por parte da sociedade como um todo, ainda é vaga para poder lutar-se por os direitos de modo consciente e correto. Vale acrescentar que os que têm o conhecimento de seus direitos, cala por não existir apoio de seus companheiros e até mesmo por temer a grupos que estão no poder.

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  27. Compreende-se que para o bom desenvolvimento de uma sociedade se faz necessário investir em uma educação de qualidade. Sendo assim, a problemática abordada nos leva a refletir sobre a importância do papel do educador e, diante de tal contexto, bom seria que o mesmo não precisasse parar suas atividades para reivindicar por melhores condições de trabalho e salário justo. Todavia, como ainda há muito a conquistar, tem-se a necessidade de mobilizar a categoria profissional e a sociedade juntos por essa causa (Maria Dalva).

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  28. Bem, não posso ser pessimista a ponto de pensar que nunca vamos progredir e ter nossos direitos reconhecidos de fato. Entretanto, para que isso possa ocorrer, é necessário que a categoria de professores se unam com os mesmos objetivos em prol de melhores condições de trabalho e salário digno (Maria Verônica).

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  29. Diante da problemática apresentada percebemos que e um problema que existe em todas as regiões do país. Ainda tem pessoas que não sabem quais são os direitos e seus deveres e que a união entre professores, pais, alunos e sociedade em geral é mais forte para reivindicar as melhorias, assim todos ganham com essa união.

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  30. para podermos reivindicar pelos nossos direitos, deveríamos nos unirmos para que não possamos prejudicar a classe que mais está atingida, que são os nossos alunos. Temos que lutar sim, mas com o apoio da sociedades.

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  31. Eu concordo com a minha amiga Maria Dalva, quando ela diz que bom seria que não precisasse parar suas atividades para reivindicar por melhorias condições de trabalho e salário justo. Pois todo profissional é digno de um salário justo.

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  32. De acordo com o que foi exposto é evidente que os professores citados na reportagem tem razão em reivindicar pelos seus direitos,pois como sabemos a maioria dos profissionais da educação passa por isso a cada dia na maioria das cidades do nosso país.Não basta lutar só por melhores salários mas,também, por condições de trabalho mais digno tanto em termos materiais como estruturais, pois sabemos que somos muito cobrados, mais pouco nos são oferecidos.É preciso que professores,pais,alunos e toda a sociedade no geral se mobilizem e juntem forças para que juntos possamos conseguir uma educação verdadeiramente de qualidade.

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